Modal ferroviário deve crescer no Brasil em 40% até 2035, segundo Ministro dos Transportes

0
57

o ministro dos transportes Renan Filho, destacou que o desenvolvimento do modal ferroviário vai modernizar a logística, aumentar a competitividade e a sustentabilidade do meio social, além de trazer mais segurança para as rodovias.

A afirmação foi feita ontem em coletiva de imprensa em Brasília sobre o plano de trabalho para os primeiros 100 dias de pasta. Dentre eles, o setor ferroviário é uma das principais preocupações, principalmente por conta dos projetos das ferrovias Ferrogrão e Integração Oeste-Leste (Fiol) – cujo trecho já foi licitado – e o projeto da Integração Centro-Oeste (Fico) , com o objetivo de promover o escoamento da produção do agronegócio brasileiro para os portos nacionais.

“Vamos investir nos grandes corredores de transporte, nas duplicações de rodovias e nas integrações ferroviárias para a ampliar competitividade da nossa economia. Estamos fazendo o reordenamento do ciclo de planejamento para os próximos quatro anos”, comentou o ministro, que prevê R$ 1,7 bilhão para as obras planejadas para o primeiro quadrimestre de 2023.Artigos recomendados

Conheça sobre o novo modal ferroviário

Sobre a Ferrogrão, Renan Filho destacou que vai trabalhar para destravar o projeto e disse que procurará a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para ouvir sua opinião sobre o projeto. Prevista para ter 933 km de via ligando Sinop (MT) e Mirituba (PA), a obra ferroviária foi paralisada por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

O esforço está estruturado para ser o principal polo de distribuição de grãos do Mato Grosso, função que hoje é desempenhada pela BR-163, mas que enfrenta retrocessos há décadas, em parte por causa dos possíveis impactos ambientais desse projeto. Com a imagem já desgastada do projeto, o ministro disse não gostar do nome Ferrogrão. “Parece algo que vai contra o meio ambiente.”

fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/modal-ferroviario-deve-crescer-no-brasil-em-40-ate-2023-segundo-ministro-dos-transportes/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here