Uma senhora (locomotiva) jovial no coração da Amazônia!

0
27

Wabtec – No dinâmico setor de mineração, a modernização de equipamentos é crucial para manter a competitividade e a sustentabilidade. Um exemplo dessa prática é a recente colaboração entre a Mineração Rio do Norte (MRN), com operação sustentável de bauxita, e a Wabtec Corporation, que é uma fornecedora líder global no segmento de equipamentos, locomotivas e soluções em transportes ferroviários. Essa parceria visa modernizar locomotivas fabricadas em 2001, estendendo seu ciclo de vida e melhorando a eficiência operacional.

Há mais de 40 anos, no coração da Amazônia, a MRN está sediada no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Oeste do Pará. A empresa atua na produção e beneficiamento de bauxita, matéria-prima do alumínio, seguindo práticas sustentáveis alinhadas à agenda ESG e aos princípios de certificações globais, como a Aluminium Stewardship Initiative (ASI), possuindo os selos no padrão Performance e Cadeia de Custódia. Com uma produção anual de cerca de 12 milhões de toneladas de bauxita/ano, a MRN tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico daquela região.

A modernização de frotas de locomotivas mais antigas, além de ser financeiramente viável, eleva o nível de atualização tecnológica que permite entregar maior produtividade com ganhos importantes em disponibilidade (>4%) e confiabilidade. Adicionalmente aumenta o esforço trator na ordem de 26%, em função da introdução de um sistema eletrônico de controle de tração e aderência – BrightStar Sirius, com interface de diagnósticos para melhor interação Homem/Máquina.

A modernização também trouxe à frota de locomotivas da MRN, uma melhora significativa na eficiência energética dos equipamentos, passo fundamental em direção à sustentabilidade. A redução nas emissões de gases poluentes é outro resultado positivo dessa modernização, com o sistema de injeção eletrônica renovado, demonstrando o compromisso de ambas com o meio ambiente, alinhando-se com as crescentes demandas globais por práticas de mineração e operações ambientalmente responsáveis.

De acordo com Hernildo Ferreira, gerente técnico da MRN, que atua na seção de locomotivas e vagões, “este projeto de modernização, em conjunto com a Wabtec, reforça o histórico da empresa de inovação e compromisso com a excelência operacional e atividades de preservação dos recursos ambientais”.

Curiosamente, as locomotivas modernizadas podem ser comparadas a uma ” senhora que ficou mais jovem, atualizada e eficiente” – analogia que sublinha a transformação de algo mais antigo e reconhecido em algo ainda mais perdurável, capaz e valioso. Essa revitalização simboliza não apenas o rejuvenescimento físico dos equipamentos, mas também uma renovação do compromisso das empresas com práticas sustentáveis e inovadoras.

Conjuntamente, elas expressam grande orgulho nesta parceria, que reflete diretamente na sustentabilidade operacional da MRN e tem um impacto positivo nas exportações de commodities brasileiras. A modernização não é apenas um marco técnico, mas também um exemplo de responsabilidade corporativa e ambiental.

FONTE: https://revistaferroviaria.com.br/2023/11/uma-senhora-locomotiva-jovial-no-coracao-da-amazonia/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here